Prefeitura promove ação social para trabalhadores e visitantes do Ver-o-Peso

O futuro universitário Benedito Aires, de 19 anos, é filho do vendedor de peixe frito com açaí Waldomiro Aires que trabalha há 35 anos no Ver-o-Peso. O rapaz aproveitou este sábado, 30, para tirar a primeira carteira de trabalho, durante a ação social realizada na feira pela Prefeitura de Belém na área da feira mais famosa da capital paraense. “Como passei para o curso de engenharia mecânica, preciso de um emprego para garantir as mensalidades, ter a oportunidade de adquirir esse documento é muito bom para abrir as primeiras portas”, contou o calouro que chegou cedo ao local para garantir o documento.

A ação de cidadania foi promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon) que administra a feira, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Portal do Trabalhador, Guarda Municipal de Belém (GMB), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Polícia Civil e Sindicato dos Cabeleireiros do Estado do Pará.

Entre os serviços disponibilizados aos feirantes e frequentadores do Ver-o-Peso, a prefeitura  garantiu emissão de documentos como Carteira de Trabalho e Registro Geral (RG), verificação do Cadastro Único para obtenção de benefícios sociais, assessoria jurídica e, ainda, cortes de cabelos feminino e masculino para quem passava pela feira.

Outra grande mobilização foi realizada pelos agentes da Sesma, que realizaram serviços de verificação da pressão arterial para identificação de hipertensos e encaminhamento aos serviços de saúde do município de Belém e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais (HV), com a distribuição de 4 mil preservativos, já como orientação para prevenção para o período do Carnaval.

Adultos e Crianças receberam folhetos e desenhos educativos com orientações sobre prevenção e combate ao mosquito causador da dengue, chikungunya e zika. “Nosso maior objetivo é realizar o controle desses mosquitos e ensinar a população como se precaver, principalmente, neste período de chuvas em Belém”, alertou a assessora técnica da Sesma, Dione Cunha.

O secretário municipal de Economia, Fábio Lucas Moreira, explicou que “a ação no Ver-o-Peso foi mobilizada pelo próprio prefeito Zenaldo Coutinho, que acompanha de perto as necessidades dos trabalhadores do Complexo do Ver-o-Peso, que inclui, também, qualidade de vida e bem estar social”.

Dona Conceição Barroso da Silva, permissionária da feira, comemorou a programação. “Aproveitei no que pude os serviços ofertados pela prefeitura, inclusive, o movimento aumentou. Meu desejo é que o Ver-o-Peso permaneça sendo esse ponto de encontro para visitação, compras e serviços à comunidade”, desejou.

Texto: Roberta Corrêa
Foto: Nel Monteiro
Secretaria Municipal de Economia (SECON)
Da Redação – Agência Belém de Notícias