Representantes da Secretaria Municipal de Economia (Secon) estiveram nesta terça-feira, 23, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), para firmar acordo entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado que fortalece a produção, comercialização, armazenamento, transporte e consumo do açaí na capital.
Entre as propostas discutidas estão, por exemplo, a possibilidade enriquecer a produção de açaí das comunidades ribeirinhas das ilhas de Belém, repassando novas tecnologias de plantio e manejo e novas mudas com maior produtividade. O fortalecimento do controle de qualidade do produto comercializado na capital também é outro ponto que pode ser beneficiado com o convênio.
“A Prefeitura de Belém já vem desenvolvendo uma série de ações destinadas a estimular a cadeia, como os programas de sanidade do produto e a criação do Fórum Econômico do Açaí. Com o apoio da Sedap, poderemos potencializar esses projetos por meio do Programa Estadual do Açaí, o Pró-Açaí”, explicou o diretor de Agricultura Familiar da secretaria, Luiz Pinto.
De acordo o secretário municipal de Economia, Fábio Lucas Moreira, “o convênio entre os poderes públicos tem como objetivo dinamizar a cadeia produtiva, identificar as áreas de vulnerabilidade do produto e sugerir medidas preventivas de acordo com propostas que serão implementadas a partir da criação de políticas municipais integradas com os demais órgãos estaduais e federais”.
O titular da Secon também informou que um novo encontro com os agentes públicos será agendado no próximo mês para apresentar a importância da mobilização participativa da sociedade, estudiosos e dos segmentos que trabalham direta e indiretamente com o açaí, através de eventos instituídos na gestão do prefeito Zenaldo Coutinho, como os Festivais e os Fóruns Econômicos do Açaí, organizados pela Secretaria Municipal de Economia, em parceria com a Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel).
Texto: Roberta Corrêa
Foto: Ascom Secon
Secretaria Municipal de Economia (SECON)