Um convênio de cooperação entre a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Economia (Secon), e Agência de Inovação Tecnológica (Universitec) da Universidade Federal do Pará (UFPA), vai levar para as ilhas de Belém, capacitação tecnológica e científica para o desenvolvimento da cadeia produtiva agrícola da região.
As primeiras articulações para a parceria ocorreram nesta terça-feira, 23, na UFPA, tendo como pauta a unificação de políticas públicas em prol da produção do açaí e do cacau. “A prefeitura de Belém verificou, por exemplo, a potencialidade agrícola da ilha do Combu, onde se produz chocolates para exportação a partir de várzeas orgânicas de cacau. Inclusive, recomendo o amargo com 70% de cacau, um chocolate selvagem tipicamente amazônico”, destacou o secretário municipal de Economia, Fábio Lucas Moreira.
Para o incentivo agrícola das ilhas, a Prefeitura de Belém vai contar com o apoio do corpo científico da Universidade Federal do Pará, por meio da Universitec, para assessorar os produtos rurais no que diz respeito ao empreendedorismo e inovação tecnológica, associados com os conhecimentos tradicionais e científicos dos pesquisadores.
“Esse convênio entre a PMB e a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA vai impulsionar o desenvolvimento sustentável dos ribeirinhos que trabalham com produtos oriundos da biodiversidade, que ganham espaços, principalmente, no mercado internacional”, concluiu o professor doutor da Universitec, Gonzalo Enríquez.
Texto: Roberta Corrêa
Foto: Ascom Secon
Secretaria Municipal de Economia (SECON)