COMPRA – Mercado da Sacramenta reabre com Feira da Agricultura Familiar

Verduras orgânicas, frutas regionais, pescados, mariscos, ovos caipiras e mel puro. Essas são as variedades de produtos comercializados a preços populares pelos produtores rurais no mercado da Sacramenta, reaberto pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Economia (Secon), nesta sexta-feira, 01, com a Feira da Agricultura Familiar.

Sandra Leite, ficou surpresa com a novidade e levou também a sogra, dona Nilce Leite, 82, para conhecer o mercado, localizado na avenida Doutor Freitas entre as avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral. “Nosso guisado de hoje está garantido. Compramos uma variedade de folhagens e legumes. Os preços também estão em conta, porque são vendidos pelos próprios agricultores”, conta Sandra.

Os alimentos são oriundos de Belém e Região Metropolitana, cultivados por pequenos produtores rurais. “Somos cerca de 150 pessoas na nossa comunidade e trabalhamos com folhosas, frutas, verduras, além da produção de ovos, mel de abelha e farinha, tudo natural e sem agrotóxico. Juntamos esses produtos e vendemos a população de Belém”, explica Sandra Corrêa, presidente da Associação da Agricultura da Comunidade de Bom Jesus, no município de Santa Izabel do Pará.

O pescado também pode ser encontrado no mercado. O ferreiro Arivaldo Batista mora, há 26 anos, próximo do mercado e ficou entusiasmado com a qualidade do peixe vendido pelos produtores. “Esse xaréu ia bem para consumir nesse feriado de carnaval, dá para alimentar a família e até os amigos”, observa o cliente.

Além dos produtos típicos de feira, artesãs comercializam bolsas, chaveiros e utensílios para a cozinha, feitos com couros sintéticos e tecidos. “Sai muito caro participar dos eventos particulares para expor nossas mercadorias, aqui a Prefeitura nos dá a oportunidade de comercializar os produtos sem custo algum”, agradece a artesã Sheila Castillo, que sobrevive há 30 anos do artesanato.

Em comemoração à reabertura do Mercado da Sacramenta, o padre Pedro Francisco, da Paróquia de São Sebastião, esteve no local para abençoar feirantes e fregueses. “Estive aqui no mercado mês passado celebrando uma missa, e o pedido de toda a comunidade era o retorno das atividades neste estabelecimento, e agora vejo isso como uma graça alcançada”, revela o religioso.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O mercado da Sacramenta passará a abrir quinzenalmente às sextas-feiras, das 7h às 13h. “A ideia, posteriormente, é o funcionamento diário do logradouro, devolvendo para a comunidade um centro de abastecimento, com grande potencial econômico”, destaca o titular do órgão, Rosivaldo Batista.

Texto: Roberta Corrêa/ Fotos:João Gomes.