Permissionários e servidores do Ver-o-Peso recebem treinamento em combate a incêndio

A Prefeitura de Belém promoveu na tarde de segunda-feira, 19, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, um curso de combate a incêndio para permissionários e servidores da Secretaria Municipal de Economia (Secon), que atuam no Complexo do Ver-o-Peso.

O treinamento, realizado no Mercado de Carne Francisco Bolonha, foi ministrado pelo setor de atividades técnicas do 21º Grupamento Bombeiro Militar. Foram repassadas técnicas de prevenção contra incêndio, ensinado o manuseio do extintor e dadas noções de primeiros-socorros. “O objetivo é repassar para os feirantes as técnica de combate a incêndio caso ocorram situações que envolvam fogo ou risco para a vida e que eles estejam aptos para resolver”, explicou o capitão Anderson, um dos palestrantes do treinamento.

O curso teórico e prático abordou situações vividas pelos permissionários que atuam no complexo, como os cuidados com a fiação elétrica e com o gás de cozinha.

Trabalhando há 60 anos no mercado de peixes, Aldemir da Silva recebeu todas as orientações de como agir em caso de sinistros. “Nós recebemos muitas pessoas aqui. É um serviço e um cuidado conosco e com os visitantes da nossa feira“, comentou.

Prevenção – Atualmente, o Complexo do Ver-o-Peso conta com aproximadamente 21 extintores de incêndio, todos carregados e acessíveis aos trabalhadores e servidores. “Os extintores estão distribuídos em todo o complexo, como o Mercado de Carne e o de Peixe, além da feira“, informou Carlos Pinheiro, técnico da Secon.

Para Bernadete da Costa, a Beth Cheirosinha, a instrução foi válida como forma de prevenção. “Essa instrução para incêndio é muito importante. Aprendi que existe o extintor de pó e água e a usar o equipamento, pois tenho um próximo a minha barraca colocado pela Secon”, disse a erveira.

Texto: Victor Miranda