Para agilizar o fluxo de atendimento, reduzir custos com a emissão de documentos em papel e garantir maior controle e segurança em relação aos serviços prestados aos permissionários de espaços públicos de Belém, especialmente de feiras, mercados e vias públicas, será implantado na Secretaria Municipal de Economia, o sistema de Gestão de Documento (Gdoc).
O programa é uma criação da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém e tem previsão de implementação ainda para este primeiro semestre. “Conquistamos no início de março a fibra ótica para acelerar os sistemas online da secretaria e, com isso, já estamos definindo com os programadores da Cinbesa, os serviços do Gdoc para contribuir com o atendimento aos cidadãos”, destacou o secretário municipal de Economia, Fábio Lucas Moreira.
Entre as atividades de informatização do Gdoc, na Secon, estão o gerenciamento digitalizado de tramitações via protocolo; emissão, renovação e encerramento de processos de permissão de uso; e o controle da arrecadação em feiras, mercados e vias públicas.
Segundo a coordenadora de processos de negócios da Cinbesa, Brena Frade, “a fim de garantir a autenticidade e segurança nas operações, todas essas informações estarão armazenadas com assinatura digital, conforme as normas de infraestrutura de chaves públicas do Brasil – ICP-BR”.
“A secretaria de Economia espera entrar em uma nova era, no que diz respeito ao uso de espaços públicos em Belém, agilizando processos e oferecendo maior transparência em todos os procedimentos, que, inclusive, poderão ser acessados no próprio site do órgão”, concluiu o titular da Secon.
Texto: Roberta Corrêa
Foto: Ascom Secon
Secretaria Municipal de Economia (SECON)