A busca por independência é uma luta constante na vida das mulheres, que já não se contentam em ficar em casa e depender do salário do marido.Elas fazem questão de trabalhar e ter a sua própria renda. No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 8, não seria diferente para Janice Moreira, de 42 anos, que foi até o Portal do Trabalhador em busca de uma vaga de emprego e acabou sendo surpreendida por uma programação especial em homenagem ao seu dia.
“Vim até aqui para ver se consigo um trabalho e acabei aproveitando essa atenção especial que estão dando pra gente. Seria perfeito se tivéssemos esse respeito e reconhecimento todos os dias pela sociedade e, principalmente, por nossos maridos”, comentou Janice.
A programação no Portal do Trabalhador incluiu um café da manhã, serviços de beleza, palestras e encaminhamentos para a rede municipal de saúde e assistência social. “Cerca de 52% das pessoas que nos procuram são mulheres, por isso resolvemos fazer essa programação especial. Também estamos trabalhando na captação de vagas de emprego direcionadas para elas”, explicou o coordenador do Portal, Gilvan dos Anjos.
Durante a programação 156 pessoas, dentre as quais 91 mulheres, procuraram a sede em busca dos serviços de emissão de carteira de trabalho, seguro desemprego e encaminhamentos para o mercado de trabalho.
Maria da Conceição Vieira, de 36 anos, também aproveitou a oportunidade. Ela foi até o Portal acompanhando o seu filho Antônio, de 15 anos, que precisava de alguns documentos. “Faço questão de fazer o meu papel de dona de casa e de mãe, por isso estou aqui com meu filho. Aproveitei para comemorar esse dia especial. Pelo menos um dia, que tiramos pra cuidar da beleza, da saúde e lembrar dos nossos direitos”, disse a dona de casa.
Texto: Andreza Carvalho
Foto: Eliza Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)