Secon apresenta novo balanço da ação “Cliente Cidadão”

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) apresentou nesta sexta-feira, 18, o balanço dos primeiros 10 dias da ação “Cliente Cidadão”, que fiscaliza os serviços prestados pelas agências bancárias da capital paraense.

O trabalho, que iniciou no dia 07 deste mês, passou por 18 bancos públicos e privados, localizados nos bairros do Umarizal, Telégrafo, Campina e Reduto. No total, foram expedidas 10 advertências pelos agentes da Secon junto às agências e o principal motivo foi o tempo de espera no atendimento dos usuários. A lei municipal nº 9005/13, estipula a tolerância de 20 minutos de aguardo durante os dias normais e 30 minutos nos dias próximos aos feriados.

Além disso, ausências de bebedouros e de assentos prioritários e a falta de fixação da lei, do tempo de espera, também provocaram as repreensões.

“A ação já tem surtido efeito em diversas agências de Belém, a exemplo da Caixa Econômica Federal localizada dentro do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que descentralizou para outras agências alguns serviços, como o pagamento de guias de reclamações trabalhistas, para agilizar os atendimentos”, destacou o titular da Secon, Mário Freitas.

Para a próxima semana já estão agendadas novas fiscalizações do órgão nos bancos localizados nos bairros de Nazaré, Batista Campos e Campina. A expectativa é fiscalizar todas as agências da capital.

Como denunciar?

O cidadão que sentir-se prejudicado no atendimento bancário pode registrar a denúncia na sede da Secon, localizada na Travessa Piedade, n° 651, bairro do Reduto. Foi disponibilizado, ainda, um número fixo para receber as ocorrências: 3073-3100.

Para completar a denúncia é necessário ter a senha de atendimento recebida no banco e um documento de identificação.

Texto: Roberta Corrêa
Foto: Ascom Secon
Secretaria Municipal de Economia (SECON)