Uma ação integrada da Guarda Municipal de Belém com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), Pacto Belém Pela Vida, Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar intensificou as ações de segurança nas ruas do comércio e entorno dos shoppings de Belém desde a manhã desta sexta-feira, 2, na operação batizada de “Boas Festas”. O reforço segue até o dia 2 de janeiro e compreende um conjunto das ações ostensivas durante o final de ano, quando é grande a movimentação de pessoas nos pontos de comércio.
O inspetor Antônio Carlos, da Guarda Municipal, informa que o efetivo da GMB também vai intensificar as rondas nos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e também na área do Portal da Amazônia, para as festas de final de ano. “Serão 30 dias de operação. Nosso efetivo de 30 homens, todos moto-patrulheiros, irão realizar rondas extensivas das 9h às 21h, por todo comércio e as redondezas dos shoppings. É importante ressaltar também que não deixaremos de atender todas as outras demandas. Teremos um outro efetivo que irá atender grandes logradouros como a Praça Batista Campos, Praça da República, Ver o Rio, Mercado Ver-o-Peso e o Portal’’, explica o inspetor.
“Esse reforço que faremos durante todo o período de final de ano, foi uma solicitação da comunidade. Vamos trabalhar da melhor forma possível para garantir mais segurança e tranquilidade”, assegurou o titular da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup), e General do Exército, Jeannot Jansen da Silva.
A Secon também vai ampliar a fiscalização nesse período, devido ao grande fluxo de pessoas no comércio. “Vamos trabalhar na contenção e licenciamento dos trabalhadores formais e informais nas vias públicas, além de garantir acesso dos pedestres nas vias e calçadas”, afirma Alex Barros, responsável pelo planejamento operacional da Secon.
“Nós trabalhamos como um órgão articulador. Nessas operações de segurança é comum ter situações envolvendo moradores de rua e usuários de droga, nosso papel é garantir que essas pessoas possam ter acesso a todos os serviços oferecidos pela prefeitura, que são serviços básicos como atendimento médico e acolhimento”, acrescenta a coordenadora do projeto Pacto Pela Vida, Maria Malheiros, que atende pessoas em situação de risco, nas ruas de Belém.
A operação segue até o dia 2 de janeiro. Qualquer denúncia pode ser feita por meio do número 190, da Polícia Militar ou no 153 da Guarda Municipal de Belém.
Texto: Milene Amaral
Foto: Tássia Barros – Comus