Prefeitura de Belém promove encontro entre produtores orgânicos e Associação Chinesa

Com o objetivo de estreitar laços com as cidades irmãs de Belém – cidades que tenham similaridades com a capital do Pará a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), aproveitou visita iniciada esta semana por representantes da Associação Internacional de Cidades Irmãs da China (CIFCA) à cidade para promover um encontro entre a associação e produtores orgânicos de cacau da ilha do Combu. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 12, na ilha, e foi o pontapé inicial da extensa agenda da equipe que chega a Belém para conhecer as potencialidades comerciais, turísticas e culturais da cidade.

O secretário geral da CIFCA, Qing Boming, juntamente com o secretário-geral adjunto da entidade, Liu Qian; a gerente de Programas, Luo Huijuan; e o coordenador de Programas, Gao Naifu; estão na cidade a convite da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale, e admitem que a oportunidade deve abrir espaço para parcerias futuras entre cidades chinesas e Belém.

“O principal objetivo da viagem é conhecer os potenciais da cidade para futuros acordos comerciais. Queremos ver de que forma podem acontecer esses futuros intercâmbios culturais e de negócios entre Brasil e China, e principalmente Belém”, afirmou o secretário-geral da CIFCA, Qing Boming.

A visita à Associação Filha do Combu, que produz chocolate orgânico na ilha, acontece em momento oportuno já que os produtos orgânicos vêm ganhando cada vez mais espaço na mesa do paraense, com destaque nacional para o chocolate do Combu, utilizado em receitas de chefs renomados como o paraense Thiago Castanho. Em Belém, os produtos são vendidos na Feira de Produtos Orgânicos, promovida em parceria com a Prefeitura de Belém, às quartas e sábados, nas Praças Batista Campos e Brasil.

“A feira foi nosso primeiro balcão, nosso primeiro ponto de vendas e de contato com o público. E ainda hoje é um ponto de referência pra nós”, ressaltou a produtora do chocolate Filha do Combu, Izete dos Santos Costa.

De acordo com o diretor do departamento de Apoio à Produção da Secon, Roberto de Alcântara, a expectativa da Prefeitura de Belém é que novas parcerias possam fomentar ainda mais a produção dos pequenos e médios produtores de Belém. “Eles têm prospecção para crescer ainda mais, só que o poder público sozinho não tem pernas para fazer tudo. Demos o apoio inicial, com capacitações, auxílio para transporte da mercadoria, regularização da associação, para que agora eles possam caminhar com as próprias pernas”, destacou.

De acordo com a pequena produtora Izete dos Santos Costa, o apoio através das feiras orgânicas, onde comercializa seu produto todas as semanas, assim como o incentivo a novos investidores, têm trazido benefícios não só para o seu negócio, mas para toda a ilha.

“Despertou o interesse das pessoas pela ilha do Combu, começamos a receber um grande fluxo de visitantes. Hoje, além do chocolate, nós fazemos trilhas, temos diversos pacotes. Chega gente de todo o canto, o que de forma indireta beneficia a comunidade toda, inclusive os barqueiros”, explicou Izete, o que chamou a atenção de Boming, secretário-geral da CIFCA.

Apesar, de ser apenas o início da passagem dos chineses por Belém, Boming declarou estar impressionado com a ilha do Combu, e como uma pequena produção de chocolates orgânicos pôde trazer benefícios para toda a comunidade.

Ainda esta semana, os representantes chineses se reunirão também com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o governador do Estado, Simão Jatene. A agenda deles na cidade segue até o dia 15 de dezembro.

 

Texto: Kennya Corrêa
Foto: Tássia Barros – Comus

Chineses3 chineses2