Ação da prefeitura combate descarte irregular de lixo na feira do Jurunas

“Basta o fiscal da prefeitura ir embora que começam a jogar lixo ai na rua. É de dia. É de noite. Não tem hora”. O relato é do feirante André Bulhosa, 67, vendedor de verduras na Avenida Fernando Guilhon, próximo da Passagem Jacob. O local apontado pelo comerciante fica em frente à Unidade de Saúde do Jurunas, onde, nesta segunda-feira, 23, a Prefeitura de Belém deu início a uma ação integrada para acabar justamente com o problema do descarte irregular de lixo orgânico e entulho na via. Além da limpeza do espaço, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realizou desobstrução da rede de drenagem e retirada de terra do meio-fio.

Dados da Sesan apontam aproximadamente 600 locais de descarte irregular de lixo e entulho em Belém. Desde a semana passada, a coleta do entulho nos bairros do Jurunas, Condor e Bengui passou por mudanças. Ao longo da Av. Fernando Guilhon, por exemplo, a coleta do entulho é feita toda sexta-feira. No local, o recolhimento do lixo domiciliar e dos resíduos da feira são realizados diariamente.

Aumentar a quantidade de agentes de limpeza e garantir a frequência da coleta de lixo domiciliar e de entulho, segundo o secretário de Saneamento em exercício, Cláudio Mercês, não foi suficiente para deixar a feira do Jurunas mais limpa. Ao longo da Avenida Fernando Guilhon, em meio ao comércio de verduras, frutas e pescados, estão montes de lixo que atraem insetos, roedores e urubus. “Para agravar ainda mais a situação, carroceiros fazem diariamente descarte de entulho de forma desordenada, na rua ou na calçada, mesmo existindo um dia certo na semana para a coleta desse tipo de material”,  declara Mercês.

Orientando feirantes e moradores, agentes de educação ambiental da Sesan e da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) entregaram panfletos contendo os horários e informações para correto armazenamento e descarte do lixo. “Neste primeiro momento estamos implantando cinco contêineres para que os feirantes tenham mais opção e possam utilizar para depositar o lixo até o momento da coleta, que ocorre sempre durante a tarde”, disse o secretário em exercício. Os novos contêineres estão localizados na lateral do muro do Complexo do Jurunas.

Nos próximos quinze dias, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) fará o ordenamento dos trabalhadores informais ao longo da Avenida Fernando Guilhon. “Estamos analisando o cadastro dos permissionários que deveriam estar dentro do Complexo (do Jurunas). Muitos deles, por razão de conveniência, transferiram as barracas para a via pública. Nos próximos dias vamos ordenar a área interna da feira e trazê-los de volta para o espaço adequado”, explicou o titular da Secon, Mário Freitas.

A partir desta ação, a Prefeitura vai fiscalizar e punir com maior rigor as infrações previstas no Código de Posturas do Município. A ação de ordenamento realizada pelas Secretarias de Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma), Economia (Secon), Urbanismo (Seurb), Saúde (Sesma), conta com apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

 

Texto: Lauro Lima
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém

Jurunas3 jurunas2