Xaréu, sarda, dourada, gó, filhote, pescada branca e amarela, bacalhau e camarão. Toda essa variedade e muito mais é comercializada na primeira edição do Varejão do Pescado, que começou nesta terça-feira, 16, e segue até quinta-feira, 18, no Mercado da Sacramenta.
O casal Nonato Campos e Vera Silva chegou cedo ao mercado com o celular na mão, mostrando a tabela divulgada pela Prefeitura de Belém nas mídias sociais. “É bom que na fila mesmo escolhemos os peixes e quanto vamos gastar”, disse o aposentado, que confirmou o preço abaixo dos ofertados nos demais estabelecimentos comerciais.
“Passei tudo no cartão de crédito”, disse a costureira Francisca Garcia, que comprou pescada gó, pargo e tainha para levar à ilha de Cotijuba, onde irá passar a Páscoa com familiares.
Além dos peixes regionais, a diversidade das espécies são um diferencial do Varejão do Pescado, que comercializa inclusive produtos importados, como o bacalhau, salmão e variedades de camarão rosa.
Segundo o secretário municipal de economia, Rosivaldo Batista, “o preço vendido abaixo do de mercado no Varejão do Pescado foi possível através de articulações da Secretaria Municipal de Economia (Secon) com os fornecedores da indústria da pesca, para proporcionar valores acessíveis à população nesta época do ano, quando os cristãos mais consumem o produto”.
“A parceria com a Prefeitura de Belém é benéfica para o consumidor, que compra o pescado mais em conta, e para nós, vendedores, que lucramos bastante com a venda do peixe”, disse o comerciante Haesio Gomes, que trabalha no Mercado da Sacramenta.
Outros mercados – Os demais mercados municipais de Belém que comercializam o pescado também estão preparados com variedades de espécies para o abastecimento das famílias a preços acessíveis. “Inclusive todos os logradouros estão com os horários de funcionamento diferenciados. De 16 a 18 de abril as atividades se iniciam às 6h e vão até 16h”, anunciou Rosivaldo Batista.
Confira os preços dos produtos vendidos no Varejão do Pescado: