VENDA DE REFEIÇÃO – Prefeitura de Belém promove capacitação profissional para boieiras da capital

Conhecidas na capital paraense como “boieiras”, as vendedoras de refeições que atuam nos espaços públicos administrados pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), participam, até quarta-feira, 19, sempre à tarde, de um curso de capacitação profissional, oferecido pela Prefeitura de Belém, na Sala do Empreendedor da Secon. O curso começou nesta segunda-feira, 17.

“Desta vez, as ‘boieiras’ da praça de Alimentação e do Espaço Palmeira são as que recebem os conhecimentos para expandir os negócios e bem servir aos clientes. A meta é que todas as permissionárias da Secon passem pelo treinamento”, explicou a coordenadora da Sala do Empreendedor, Regina Vilanova.

“No primeiro semestre deste ano, o curso foi ofertado para o setor de refeição do mercado de Santa Luzia e para as tacacazeiras e vendedoras de comidas típicas que trabalham nas vias públicas de Belém”, destacou, ainda, a coordenadora da Sala do Empreendedor.

Com um cardápio variado, Angelita Gonçalves Barbosa, vende almoço a partir de R$ 6,00, no Espaço Palmeira. “Cozinhar, eu sei muito bem, mas quero aprender a atrair mais fregueses para o meu boxe”, comentou a ‘boieira’.

O permissionário da praça de Alimentação, Davi Santiago Dias, mostra que também há homens no ramo de refeições. “Daqui tiro o sustento da minha família e já formei três filhos”, disse. O comerciante conta que trabalhou durante vinte anos nas vias públicas e há dois anos recebeu da Prefeitura de Belém a permissão de uso para atuar no espaço administrado pela Secon. “Além de ter um bom local para trabalhar, acho importante aprender a lidar com os clientes e com meu dinheiro”, destacou.

Entre as estratégias de empreendedorismo, ministradas pelos técnicos do Fundo Ver-o- Sol aos permissionários, estão temas como Plano de Negócios, Educação Financeira, Preços e Vendas e os benefícios de ser um Microempreendedor Individual (MEI).

“Esses ensinamentos têm se mostrado de grande valia para os trabalhadores, que antes aprendiam as habilidades sozinhos, no dia a dia. Com as orientações devidas, eles passam a enxergar os negócios com novas perspectivas de crescimento”, observa o coordenador do Fundo Ver-o-Sol, Kadmiel Costa.

Serviço: O próximo curso de capacitação profissional será ministrado na terceira semana do mês de julho e está aberto, também, a qualquer microempreendedor que deseja expandir os negócios. A Sala do Empreendedor fica na sede da Secretaria Municipal de Economia (Secon), localizada na travessa Piedade, 651, Reduto. Contatos pelo telefone: 3073-3100.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Texto: Roberta Corrêa/ Fotos: Leka.

        SE5