CAPACITAÇÃO – Empreendedores e trabalhadores da ilha do Combu recebem curso profissionalizante

Na manhã desta terça-feira, 16, trinta trabalhadores de restaurantes localizados na ilha do Combu participaram do curso de Excelência no Atendimento, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio do Portal do Trabalhador. A capacitação foi promovida na área do restaurante Saldosa Maloca.

Durante a manhã de aprendizado, os participantes trocaram experiências e aprenderam sobre os pilares da qualidade no atendimento ao cliente, objetivando melhorar a experiência dos que visitam a ilha e seus restaurantes, buscando superar a expectativa dos clientes.

Carlos Magno, coordenador de Intermediação de Mão de Obra e Qualificação do Portal do Trabalhador foi quem ministrou o curso. Segundo Carlos, a oferta do curso para os trabalhadores do Combu é primordial para o conhecimento e rpmover mais sucesso para o local que atrai turistas e moradores da capital. “A importância do curso é que todos se capacitem para prestar um serviço de qualidade para o cidadão paraense e para o turista que vem de fora”, explicou o coordenador.

Um dos participantes do curso foi o Luiz Sabóia, proprietário do restaurante Casa Combu. Ele avaliou positivamente a iniciativa da gestão em levar mais informações e qualificação para os trabalhadores daquela área. “Esse curso veio para abrir um campo para a gente que está nessa área de restaurante. É fundamental essa questão de aperfeiçoamento das equipes para poder apresentar um serviço da melhor qualidade”, pontuou o empresário.

Festival – O curso ministrado é o primeiro de uma série de qualificação e orientação profissional que a Prefeitura de Belém vai oferecer aos trabalhadores da ilha, preparando-os para o Festival Gastronômico do Combu, que vai ser realizado no final do mês de agosto deste ano.

O Festival está sendo desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) visando a fortalecer o selo Belém Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco à capital paraense em 2015. O objetivo do evento é levar desenvolvimento para a comunidade por meio da gastronomia, identificar as necessidades do local e divulgá-lo para todo o Brasil.

Parcerias – A Companhia vai trabalhar em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), Secretaria de Economia (Secon), Portal do Trabalhador e Fundo Ver-o-Sol para aperfeiçoar e buscar a excelência do serviço ofertado. Além do curso de Excelência no Atendimento, cursos de Empreendedorismo, de Gestão para Redes Sociais e de preparo e manipulação de alimentos também serão ministrados.

Para o presidente da Codem, Danilo Soares, é necessário identificar as necessidades para buscar a melhoria dos empreendimentos na ilha do Combu, visto que a visibilidade do local cresce a cada dia. “Além de organizar o Festival, é preciso ver as necessidades e tentar aperfeiçoar o serviço e tudo que seja necessário para a acolhida de quem vem para relaxar e não quer ter nenhum tipo de problema“, explicou Danilo.

“Em relação à qualificação das pessoas, ela é visualizada como uma busca pela excelência no atendimento, no preparo dos alimentos, a segurança nesse preparo, e com isso, podemos contar, de uma maneira interligada, com todas as secretarias para que possamos desenvolver juntos essa iniciativa”, completou o presidente da Codem.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Texto: Jamylle Araújo/ Fotos: Fernando Torres.

Combu1          Combu2