Aproveitar a oportunidade e empreender. Foi com esse pensamento que a artesã Leidiana Sousa, de 36 anos, recebeu o certificado de conclusão do curso de empreendedorismo e crochê. “O curso abriu meus olhos para o empreendedorismo. Vi que posso abrir meu próprio negócio e revender as peças que confecciono”, disse.
Leidiana faz parte do grupo de 200 artesãs e empreendedores criativos que receberam na tarde desta sexta-feira, 18, os certificados dos cursos de “Crochê para Iniciantes”, “Bijuterias” e “Gestão de Pequenos Negócios”, realizados nos meses de setembro e outubro pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) e da Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Economia (Secon).
A certificação foi realizada no auditório do Fórum Cível Dr. Daniel Coelho de Souza, localizado na praça Felipe Patroni, bairro Cidade Velha. Os certificados foram entregues por representes da Prefeitura e por apoiadores do curso, como o Armarinho Ponto Cheio e as Linhas Círculos.
“O objetivo do curso é proporcionar o aumento da autoestima dessas mulheres e oferecer mais uma fonte renda para elas”, explicou Noeme Barbosa, coordenadora da Combel.
Durante o evento, vários materiais produzidos no curso ficaram expostos, como artigos em crochê, pedraria e bijuterias, e ainda os artesanatos que são comercializados na Feira Ver-a-Arte, que ocorre no primeiro sábado de cada mês no mercado de carne Francisco Bolonha.
A artesã Damiana Souza, de 69 anos, estava orgulhosa por conseguir concluir mais uma capacitação. “Estou buscando sempre me aprimorar. Sou artesã e trabalho com crochê, então esse curso me ajuda a aprender e ganhar um dinheiro extra, fazendo brindes para aniversários e formaturas”, contou.