ECONOMIA – Servidores municipais recebem orientações sobre Educação Financeira

“Desde o meu primeiro salário pela Prefeitura de Belém (PMB), eu separava um dinheiro para comprar tijolos para fazer minha casa. Antes, ela era feita com madeira e hoje minha moradia tem dois andares, toda em alvenaria e revestimento. Não importa quanto você ganha, mas como você administra seu dinheiro”, revelou a servidora da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Conceição Caldas, que participou da palestra sobre Educação Financeira na manhã desta quarta-feira, 30, na Sala do Empreendedor da Secon.

O curso faz parte do Programa Municipal de Educação Financeira, que visa prestar orientações aos funcionários da Prefeitura de Belém, sobre os melhores investimentos e o controle das finanças pessoais e familiares.

Segundo o palestrante Luís Carlos Silva, que é economista e servidor da Secon há 33 anos, a parceria da PMB com o Banco Central do Brasil tem capacitado agentes multiplicadores de informações, a fim de prestar, gratuitamente, assessoria financeira aos funcionários e, posteriormente, à população de Belém.

Cidadãos – “A meta é trabalhar de dentro para fora, capacitando nossos servidores para que utilizem os ensinamentos em seus cotidianos e, também, repassem aos cidadãos assistidos pelos órgãos, como os feirantes e demais trabalhadores formais e informais de Belém, por meio de palestras e distribuição de material informativo sobre o tema economia”, explicou o titular da Secon, Rosivaldo Batista.

O diretor do departamento de comércio e publicidade em vias públicas da Secon, Edson Melo, que esteve no curso realizado para os servidores, destacou que está aprendendo sobre o assunto. “Vou utilizar o conhecimento aqui adquirido para orientar os permissionários que atuam nas vias públicas, com a vertente da educação financeira voltada, inclusive, para os negócios, já que a maioria desses cidadãos são empreendedores em expansão”, observou o diretor.