CAPACITAÇÃO – Feirantes do Ver-o-Peso participam de palestra sobre educação financeira e negócios

“Minha mãe foi uma empreendedora visionária. Antes só se achava frutas para comprar no Ver-o-Peso, e ela foi a primeira a pensar em cortar o cupuaçu, o bacuri e a graviola para oferecer em forma de polpa. Hoje é esse negócio que nos dá sustento”, contou a permissionária Nair Barros, que participou nesta quarta-feira, 06, de palestra sobre educação financeira familiar e negócios, oferecida pela Secretaria Municipal de Economia (Secon). O evento foi oferecido para os trabalhadores do Complexo do Ver-o-Peso, no Mercado de Carne Francisco Bolonha.

O curso faz parte do Programa Municipal de Educação Financeira, que visa prestar instruções econômicas e orçamentárias aos servidores da Prefeitura de Belém e também aos cidadãos assistidos pelos órgãos, como os feirantes e demais trabalhadores formais e informais da capital.

“Já repassamos as orientações sobre finanças aos funcionários da Secon e agora é a vez dos nossos permissionários, que além de consumidores são empreendedores em expansão. Por isso, precisam se aperfeiçoar no setor dos negócios para aumentar o lucro e evitar o endividamento”, observou o Secretário Municipal de Economia, Rosivaldo Batista.

Valber Carreira trabalha há 40 anos no setor de camarão na feira do Ver-o-Peso e revelou que mesmo com toda a experiência no ramo ainda não sabe separar as finanças pessoais dos rendimentos das vendas. “Eu confesso que misturo tudo, o que me prejudica um pouco. Preciso me organizar para saber onde estou investimento meu dinheiro”, disse o comerciante.

Cartilha de Educação Financeira

A Secon elaborou uma cartilha informativa voltada para a Educação Financeira da população. “O documento tem linguagem de fácil compreensão e explica sobre orçamento familiar, finanças nos negócios e os principais investimentos no mercado financeiro”, explicou o palestrante e economista do órgão, Luís Carlos Silva.

O material está sendo distribuído gratuitamente aos servidores da PMB e também aos cidadãos atendidos pelos órgãos municipais.

A Cartilha de Educação Financeira está disponível, ainda, no site da Secon, pelo endereço eletrônico www.belem.pa.gov.br.

Texto: Roberta Corrêa/ Fotos: Fernando Sette