INSTRUÇÕES – Trabalhadores da feira da Terra Firme participam de palestra sobre educação financeira

“Para não me endividar, primeiro eu pago os fornecedores e nunca misturo o dinheiro do trabalho com o gasto familiar”. Essa é a dica do Ubiraci Nobre, que há 25 anos trabalha na feira da Terra Firme com a comercialização de goma, coco, tapioca e farinha. Apesar da experiência, o permissionário esteve nesta sexta-feira, 29, na palestra sobre Educação Financeira Familiar e nos Negócios, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), na Paróquia São Domingos de Gusmão.

As orientações repassadas aos permissionários da Terra Firme fazem parte do Programa Municipal de Educação Financeira, que visa prestar instruções econômicas e orçamentárias aos servidores da PMB e também aos cidadãos assistidos pelos órgãos, como os feirantes e demais trabalhadores formais e informais da capital.

“Já repassamos as orientações aos permissionários do Complexo do Ver-o-Peso e agora estamos prestando esse serviço de utilidade pública aos trabalhadores da feira e hortomercado da Terra Firme. A meta da Secon é atingir o maior número de empreendedor possível”, observou o secretário municipal de economia, Rosivaldo Batista.

Entre os temas abordados na palestra estão educação financeira nos negócios, orçamento familiar e tipos de investimentos. Além disso, uma cartilha informativa voltada para a educação financeira também foi distribuída gratuitamente aos trabalhadores.

“Fiquei sabendo desse curso durante a ação Prefeitura no Bairro que ocorreu aqui na Terra Firme, resolvi vir e fiquei surpreendida, pois, além de aprender sobre organização dos negócios, também ensinaram sobre a educação financeira familiar voltada para as crianças”, revelou a vendedora de utensílios, Silvana Meireles, que levou a filha Hadassa Meireles, de 7 anos.

Acesso ao Público – Para quem deseja aprender um pouco mais sobre educação financeira, basta acessar a versão digital da Cartilha, disponível no site da Secon, pelo endereço eletrônico www.belem.pa.gov.br/secon

Texto:Roberta Corrêa