FEIRANTE EMPREENDEDOR – Trabalhadores do Complexo de Jurunas participam de palestras sobre educação financeira

“Já estou ansioso pela entrega do Complexo do Jurunas. Quero começar do jeito certo no meu novo espaço, que, com certeza vai chamar mais clientela”, disse Benedito do Socorro Nogueira.

O trabalhador, que atua no local com consertos de eletrodomésticos, é um dos beneficiados com o programa de capacitação “Feirante Empreendedor”, promovido nesta terça-feira, 14, pela Prefeitura de Belém, por meio da Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Economia (Secon), na sede da escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná.

“Preparamos um ciclo de palestras aos trabalhadores do Complexo do Jurunas, que se iniciou em dezembro de 2019 e ocorre uma vez por mês, até a entrega da reforma do espaço, prevista para junho deste ano. As temáticas de hoje são Educação Financeira e Formalização dos Negócios”, explicou a coordenadora da Sala do Empreendedor, Regina Vilanova.

Palestras – Entre as abordagens ao longo do ciclo estão Educação Financeira, Vantagens da Formalização, Gestão Inovadora de Feiras e Mercados, Empreendedor com Sucesso, Excelência no Atendimento, Redes Sociais como Atrativo aos Clientes, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Coleta Seletiva do Lixo.

Karliane do Carmo comercializa refeições às proximidades do Complexo do Jurunas, e levou os dois filhos, Daivison Teixeira, de 10 anos, e Kemilly Rosana Teixeira, de 5 anos, para participar da palestra sobre Educação Financeira, que também aborda as boas práticas orçamentárias para as crianças. “Fiquei feliz em saber que a palestra vai além do trabalho, pois é importante cuidar do dinheiro também dentro de casa, se não tudo desanda”, avaliou Karliane.

O palestrante convidado e economista da Secon, Luís Carlos Silva, apresentou aos trabalhadores uma série de dicas para evitar o endividamento e a melhor maneira de administrar as finanças. “Reduzir o uso de cartão de crédito e gastos desnecessários, realizar uma planilha detalhada das despesas e, ainda, separar um investimento para o negócio são fundamentais para uma finança bem-sucedida”, apontou o economista.

Cronograma 2020 – Segundo o secretário municipal de Economia, Rosivaldo Batista, todos os trabalhadores das feiras e mercados que passam por revitalização ou padronização vão receber a capacitação do programa “Feirante Empreendedor”. “Entre esses trabalhadores estão os que atuam na feira da Batista Campos, com programação prevista para início de fevereiro, e os permissionários da feira do Ver-o-Peso, que receberão as palestras antes da entrega da obra”, destacou o titular da Secon.