Prefeitura fecha acordo com os trabalhadores do centro comercial de Belém.

Como parte do processo de reorganização do centro histórico da capital, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), fechou na manhã desta quarta-feira, 13, um acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Informais de Belém (Sintmib) e a Associação dos Trabalhadores do Centro Histórico de Belém (Aticehb), que prevê a regularização do uso da Praça Barão de Guajará e, ainda, a legalização dos trabalhadores da área.

“Os informais que passam, a partir de hoje, a utilizar a praça Barão do Guajará, trabalhavam em condições de risco nas praças dos Estivadores e Magalhães Barata. Agora, o prefeito Zenaldo Coutinho nos presenteou não só com o remanejamento, mas também com outros benefícios, como a formalização do nosso trabalho e recursos financeiros, através dos serviços do Fundo Ver-o-Sol para melhorar nossa estrutura”, destacou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Informais de Belém, Raimundo José Raulino.

Todo o processo de remanejamento para a praça Barão do Guajará foi negociado pacificamente entre as categorias e  teve a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o centro comercial de Belém está localizado na parte histórica da cidade. Ao todo, seis informais do segmento de alimentação passam a exercer atividades no Complexo do Ver-o-Peso e os 26 restantes vão trabalhar na praça Barão do Guajará.

Dentre outras ações que fazem parte do reordenamento do centro comercial, o espaço localizado na Rua 28 de setembro, também foi autorizado pela Prefeitura para a colocação de banheiros de uso exclusivo dos trabalhadores informais e, ainda, a construção de depósitos de mercadorias, com a intenção de não obstruir as calçadas utilizadas pelos frequentadores do centro comercial.

“Todas essas ações refletem o cuidado com que o prefeito Zenaldo Coutinho tem agido em prol da classe trabalhadora de Belém, oferendo melhores condições de serviço, legalização das atividades e consequente crescimento econômico para o município de Belém”, destacou o secretário municipal de Economia, Fábio Lucas Moreira.

Texto: Roberta Corrêa
Foto: Ascom Secon
Secretaria Municipal de Economia (SECON)
Da Redação – Agência Belém de Notícias