Anúncio de reforma gera expectativas em feirantes e usuários do Ver-o-Peso.

O anúncio feito nesta terça-feira,12, durante as comemorações do aniversário de 400 anos de Belém, sobre o convênio entre Prefeitura e Governo do Estado para reforma e revitalização do complexo do Ver-o-Peso, ja criou expectativa em quem trabalha, visita ou faz compras nesse importante cartão-postal da cidade.

Prevista para começar em breve, a obra prevê um projeto moderno de mudança estrutural e visual de todo o conjunto de espaços do Complexo do Ver- o – Peso. O convênio estabelece que o governo estadual, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) repassará à Prefeitura o valor de R$ 25 milhões e a gestão municipal entrará com contrapartida de cerca de nove milhões de reais.

Para o comerciante Ney Souza, que trabalha  há oito anos com confecções no Ver-o-Peso a mudança é muito esperada por todos. “Esperamos que melhore nossa condição de trabalho, não só na estrutura mas também na questão da segurança contra assaltos. O turista tem medo de andar aqui. Também precisa organizar melhor esse estacionamento porque todo mundo usa do jeito que quer, não tem rotatividade para nossos clientes”, ressalta Ney.

De acordo com o prefeito Zenaldo Coutinho, serão 10 mil metros quadrados de intervenção entre a feira livre e o Solar da Beira. “Haverá uma mudança radical de conceito e de qualidade do que existe hoje na feira. O projeto prevê a reforma de todos os setores e ele foi discutido e validado com os feirantes. Nossa expectativa é que consigamos contratar a obra de reforma dentro de um prazo bem curto, após a etapa final de validação do orçamento”, destacou Zenaldo.

A jovem Priscila Fernandes trabalha há dois anos, com a mãe, na área de refeições. As duas participaram das discussões sobre as necessidades da reforma. “O projeto prevê muita coisa boa, vamos esperar que aconteça. Precisa reformar tudo, melhorando esse lugar que é um cartão-postal tão visitado. Trabalhávamos em um restaurante antes de vir para cá. Aqui nos deparamos com a falta de segurança contra acidentes de trabalho, por exemplo”, afirmou Priscila.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira, o projeto de revitalização do Ver-o-Peso prevê a troca da cobertura para telhas termoacústicas, que permitirão isolamento térmico contra o calor e ruídos, além de permitir o reaproveitamento de água da chuva para utilização na lavagem do mercado. “A reforma visa proporcionar melhores condições estruturais e ambientais para feirantes e para usuários”, garantiu o titular da Seurb.

Dentre outras mudanças, haverá a substituição de todo o piso por um tipo industrializado, com as vantagens de uma superfície lisa, que facilita a limpeza e higiene. Equipamentos de madeira e outros materiais utilizados pelos feirantes serão substituídos por alvenaria e granito, atendendo as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de novas instalações elétricas e novos banheiros para feirantes e usuários.

Seu João Trindade é um dos mais antigos na área das frutas e também espera que tudo melhore na feira. “É preciso reorganizar muitas coisas por aqui para atrair mais turistas e clientes. O governo tem que cumprir a parte dele, mas devemos também fazer a nossa, cuidando do local e mantendo o que for reformado”, destacou seu João que trabalha há 40 anos no Ver-o-Peso.

A dona de casa Fátima Pinheiro de Oliveira espera que melhore a segurança para ir mais à feira. “Não venho mais porque tenho medo dos assaltos. Se a reforma cuidar desse e outros aspectos que precisam mudar, virei com mais frequência, com certeza, assim como outras pessoas”, defendeu a dona de casa.

Para realizar a obra, será preciso fazer o remanejamento dos trabalhadores. “Já estamos pensando na estratégia de como faremos o remanejamento para que a obra seja feita da melhor maneira e avance o mais rápido possível”, declarou o prefeito Zenaldo Coutinho.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: João Gomes / COMUS
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Da Redação – Agência Belém de Notícias