Ter um consumidor mais consciente e um batedor preparado para atender às exigências de higiene e boas práticas de manipulação alimentar foram os principais objetivos do III Festival do Açaí, realizado pela Prefeitura de Belém no Portal da Amazônia, neste final de semana. O evento recebeu cerca de 40 mil pessoas nos dois dias de programação e, além das orientações, o público pôde desfrutar de degustação de pratos típicos, shows culturais e assistir ao Concurso Garota Açaí 2015.
A Vigilância Sanitária participou da programação, com um estande no festival. Agentes explicaram normas importantes aos consumidores, que devem ficar atentos no momento da compra do açaí, como o uso de uniformes adequados pelos batedores, cuidados com as unhas, refrigeração do fruto e espaço físico limpo e livre de infiltrações. A lista de pontos de açaí que receberam o selo de qualidade da Prefeitura de Belém também foi disponibilizada. “É bom sabermos os locais nos quais podemos confiar em consumir o produto”, ressaltou o empresário Cayo Beleza, atento aos detalhes repassados pelos agentes.
“Este evento não foi importante somente para o batedor de açaí, mas principalmente para o consumidor que aprendeu como procurar um estabelecimento de qualidade para comprar o fruto”, comentou o presidente da Associação dos Vendedores de Artesanais de Açaí, Carlos Noronha.
Panfletos explicativados sobre as seis etapas de higienização exigida pelo Decreto Estadual nº326/2012 foram distribuídos ao público e a população foi orientada a colaborar com as autoridades de saúde denunciando pontos de venda de açaí suspeitos. As denúncias podem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária pelos telefones 3344-1752 e 3344-1754.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, esteve no Festival do açaí e destacou o empenho da atual gestão para melhorar a qualidade do trabalho dos batedores artesanais de açaí. “Realizamos este evento desde 2013. Neste ano, nós completamos com a realização do I Fórum do Açaí, que tratou de toda a cadeia de produção do fruto. Também temos a Casa do Açaí que está em funcionamento capacitando os profissionais e nosso Selo de Qualidade que já completou um ano”, lembrou o prefeito.
“Belém tem sua rica gastronomia, temos que qualificar os nossos produtos e o açaí se destaca no gosto do público. Por isso, temos que garantir a segurança alimentar, tanto para os consumidores diários como para os nossos turistas”, complementou o prefeito.
Durante a programação, juntamente com a Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém, a prefeitura fez a entrega simbolica de 100 tanques de Branqueamento aos batedores cadastrados na Avabel. A intenção é estimular o cumprimento de todas as etapas de processamento do açaí exigidas, garantindo a eliminação de coliformes fecais, salmonela e do barbeiro, o causador da Doença de Chagas.
Quem visitou o evento também encontrou barracas de comidas típicas com acompanhamento da polpa do fruto. Mais de 1800 litros do açaí foram distribuídos ao público, que dsfrutou ainda de apresentações culturais e assistiu ao concurso da Garota Açaí 2015.
Selo Açaí Bom
Com um ano de implantação do Selo Açaí Bom, a Prefeitura de Belém já certificou 117 estabelecimentos. A população pode identificar os pontos pelo certificados presentes nos próprios locais de venda ou pelo aplicativo “Açaí Pai D’Égua”, criado por estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia.
Já para obter o selo, é necessário que o batedor faça adaptações no estabelecimento e participe das qualificações oferecidas de graça pela Vigilância Sanitária, de boas práticas de manipulação, higiene e branqueamento. Os interessados devem procurar a Casa do Açaí, localizada na travessa do Chaco, nº 1490, entre Duque de Caxias e Visconde de Inhaúma, no horário de 8h às 17h.
Texto: Andreza Carvalho
Foto: Tássia Barros – Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)