I Fórum Econômico do Açaí debate ações para o controle de qualidade do fruto

Legislação e qualidade foram os temas do segundo dia de realização do “I Fórum Econômico do Açaí no Município de Belém”, promovido pela Prefeitura de Belém, que reúne produtores, batedores, empresários e a comunidade científica que trabalha direta e indiretamente com a manipulação do açaí. O evento foi realizado hoje, 11, no Campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Coordenado pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), dentre as diversas ações, o Fórum visa aprimorar a projeção econômica do açaí a partir de políticas públicas, assim como a legislação e qualidade do fruto.

De acordo com a gerente da Casa do Açaí, Camila Miranda, que nesta sexta-feira, 11, abordou  o Programa Municipal de Qualidade do Açaí e os critérios para a obtenção do selo “Açaí Bom”, destinado aos pontos de venda de açaí cumprem todas as normas de higiene e boas práticas de manipulação do fruto, a qualidade do produto que chega ao consumidor  é fundamental.

“Neste Fórum nós buscamos enfatizar o Decreto Estadual do Açaí 326/2012, pelo qual a vigilância sanitária se norteia para fornecer à população, um produto de qualidade. Dessa maneira, o evento trata desde a cadeia produtiva até a comercialização do produto, e nosso objetivo é também, ressaltar a importância do produtor de açaí como agente de controle, que ele tenha o devido cuidado com a higiene e qualidade no repasse desse produto para o batedor artesanal”, explicou a gerente.

Dados da Secon revelam que somente em Belém existem cerca de 5 mil pontos de vendas de açaí, o que representa uma fonte de emprego e renda para quem trabalha direta e indiretamente com a comercialização e exportação do produto.

Para o presidente da Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel), Carlos Noronha, o encontro é uma vitória para o segmento. “Começamos com um pequeno festival, que ganhou proporção e agora já está na terceira edição. Com o Fórum, esperamos o mesmo. Diante de todos os assuntos que estamos aprimorando, a principal pauta é a qualidade do açaí, e o controle feito pela vigilância sanitária, pois ela é responsável por fazer a vistoria nas polpas vendidas, somente após esse trabalho é que os estabelecimentos recebem o selo Açaí Bom”, destaca Carlos Noronha.

O açaí é uma das frutas com maior crescimento no mercado nacional e internacional. O Pará se destaca como o maior produtor do fruto, enquanto a Região Metropolitana de Belém é a maior consumidora da polpa do açaí.  Considerado um importante produto de desenvolvimento da economia local, os estabelecimentos que realizam a venda devem oferecer boas condições, que atualmente podem ser conferidas através do selo, após fiscalização rigorosa.

“Precisamos garantir que a população consuma um produto de qualidade, então os órgãos, através de seus representantes, devem se unir para tomar medidas para garantir cada vez mais qualidade do açaí”, ressalta o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, Marco Aurélio Nascimento.

De acordo como promotor, os batedores de açaí têm obrigação de fornecer um produto de qualidade, sob pena de ter sua atividade suspensa. Assim também deve ser o consumidor, que deve buscar por locais que já tenham tido a devida fiscalização. “A importância desse Fórum se dá nessa busca por melhorias, e conscientização das boas práticas da comercialização do açaí”, afirma.

Divulgação – Acadêmico do curso de Engenharia Florestal na Ufra, Denilson Junior comemora o fato de poder participar da realização do Fórum. Segundo ele, “os assuntos abordados pelos profissionais no evento, mostraram os aspectos positivos e negativos na manipulação e venda do açaí,permitindo ainda, novas idéias de como divulgar essas ações e apresentar projetos para auxiliar os produtores”.

O deputado estadual Sidney Rosa – que participou do evento – ressaltou a importância do da união das classes que trabalham com o açaí. “Qualquer negócio tem viabilidade se o produto tem mercado com capacidade empreendedora. Estou muito entusiasmado com essa transição da economia, no qual o açaí será o carro-chefe e que tem tudo para prosperar. Precisamos fazer de Belém a capital do açaí”.

Estímulo – O prefeito Zenaldo Coutinho, comemorou por estar promovendo o I Fórum Econômico do Açaí e a realização do terceiro Festival do Açaí, que dá visibilidade à Belém, por ser uma cidade que tem na sua essência o açaí.

“Uma das obras que estamos realizando é a construção do grande Porto do Açaí.Buscamos oferecer não apenas um espaço para receber o produto que chega das ilhas, mas sim, um espaço turístico com condições adequadas”, afirmou o prefeito.

O I Fórum Econômico do Açaí é também ponto de partida para a  terceira edição do Festival do Açaí, que será realizada neste final de semana, dias 12 e 13 de dezembro, no Portal da Amazônia.

Texto: Karla Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Da Redação – Agência Belém de Notícias