Prefeitura realiza I Fórum Econômico do Açaí

Produtores, batedores, empresários e a comunidade científica que trabalha direta e indiretamente com a manipulação do açaí, participam nesta quinta, 10, e sexta-feira, 11, do “I Fórum Econômico do Açaí no Município de Belém”. O encontro, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon),está sendo realizado no Campus da Universidade Federal Rural da Amazônia ( Ufra) e tem como meta aprimorar a projeção econômica do fruto a partir de políticas públicas de produção e comercialização, além de discutir a importância econômica dos resíduos do açaí,legislação e qualidade do fruto, além do empreendedorismo, produção sustentável e aprimoramento científico.

Depois da mandioca, o açaí é o segundo alimento mais consumido no Estado do Pará. “Na Região Metropolitana de Belém, por exemplo, 60% das famílias com renda até um salário mínimo e 15% das que recebem até 10 salários consomem diariamente o fruto em forma de polpa. Isso revela, inclusive, que o açaí poderia estar incluso na cesta básica do paraense”, opinou Raimundo Nonato, palestrante pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Outros indicativos revelam, ainda, o expressivo aumento no número da exportação do açaí. Segundo estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a venda de polpa congelada para outros estados brasileiros vem aumentando significativamente com taxas anuais superiores a 30%, podendo chegar a cerca de 12 mil toneladas. As exportações de polpa ou na forma de mix para outros países ultrapassam a mil toneladas por ano.

“Para atender essa demanda, tanto interna como externa, é necessário investir em inovações políticas, legislativas e tecnológicas, a fim de engrandecer este segmento. Despontamos como município, a partir da gestão do Prefeito Zenaldo Coutinho, ao valorizar o pequeno produtor e o grande exportador, buscando, inclusive, oferecer qualidade no fruto manipulado e comercializado em Belém, por meio de fiscalizações da Secon com o Departamento de Vigilância Sanitária da Sesma (Devisa)”, destacou o Secretário Municipal de Economia, Fábio Lucas Moreira. O titular da Secon também deu destaque à grande obra da Prefeitura de Belém no Porto do Açaí, “como forma de garantir melhores condições de trabalho neste importante entreposto. Em breve, a Feira do Açaí também entrará em obras, em mais uma parceria entre a PMB com o IPHAN”, pontuou o Secretário.

O cuidado com a segurança do agricultor também foi tema debatido no I Fórum Econômico do Açaí. Novos aparatos técnicos foram apresentados para melhorar a qualidade de trabalho dos apanhadores do fruto que se arriscam durante a colheita. “Procuramos dar assessoramento aos produtores para melhorar no desempenho da atividade e, também, para que não haja contaminação e perdas durante o processo de captação do fruto”, explicou o professor da Ufra, Walter Vellasco Silvestre.

Renda

Dados da Secretaria Municipal de Economia (Secon) revelam que somente em Belém existem cerca de 5 mil pontos de vendas de açaí, o que representa uma fonte de emprego e renda na capital. No entanto, o fruto não se limita apenas à fabricação da polpa para a comercialização, o mercado das biojóias é outro exemplo de aproveitamento e beneficiamento dos resíduos a partir do açaí.

Jacilene do Amor Divino trabalha há 15 anos na fabricação e comercialização de biojóias a partir do reaproveitamento dos resíduos do fruto. A empreendedora esteve no I Fórum Econômico do Açaí para conhecer as inovações desenvolvidas pelos palestrantes, em especial sobre os assessoramentos ao Micro e Pequeno Empreendedor (MEI), realizado pelo Sebrae, e os incentivos financeiros ofertados pelo Banco da Amazônia. “Certamente essas informações serão válidas para meu crescimento profissional”, destacou a vendedora de biojóias.

O I Fórum Econômico do Açaí é uma realização da Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Economia (Secon), com apoio da Associação dos Vendedores Artesanais de açaí de Belém (Avabel), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Ministério Público do Pará (MPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco da Amazônia,  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cooperativa Agroextrativista da Veneza do Marajó (Copavem), Petruz Fruity e Point do Açaí.

Festival

O I Fórum Econômico do Açaí é também ponto de partida para a III edição do Festival do Açaí, que será realizado já neste próximo final de semana – 12 e 13 de dezembro – das 16h às 23h, no Portal da Amazônia. “Este ano a Prefeitura de Belém resolveu conciliar em uma mesma semana o I Fórum Econômico do Açaí e o III Festival do Açaí, com o objetivo de englobar ações de desenvolvimento econômico, gastronômico e cultural”, explicou o Secretário Municipal de Economia, Fábio Lucas Moreira.

O III Festival do Açaí, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), será aberto ao público e contará com barraquinhas de comidas típicas que acompanham a polpa do fruto, shows musicais, concursos, brincadeiras e degustação do açaí para os visitantes. Além disso, a Prefeitura de Belém, juntamente com a Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí, irá promover a entrega simbólica de 100 tanques de branqueamento aos batedores cadastrados na Avabel.

Foto: João Gomes / COMUS
Secretaria Municipal de Economia (SECON)
Da Redação – Agência Belém de Notícias