O que você procura?

Campanha “Compre do Pequeno Negócio” reúne feirantes e visitantes no Ver-o-Peso.

Quem passou pela feira do Ver-o-Peso na manhã deste sábado, 03, pôde realizar as compras e participar, ainda, de uma série de atividades promovidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Prefeitura de Belém.

O movimento “Compre do Pequeno Negócio” é uma ação nacional, que tem como meta atrair a população para comprar dos microempreendedores e assim aquecer a economia local.

De acordo com uma das organizadoras da ação, Keyla Reis, “o Sebrae e a Prefeitura de Belém escolheram o Complexo do Ver-o-Peso para representar a capital paraense, por se tratar de um ponto turístico onde observar-se um grande número de pequenos negócios, que geram emprego e renda para a cidade”.

O primeiro momento da campanha que incluiu a realização de cursos de capacitação e dinâmicas promovidas pelos consultores, envolveu cerca de 500 feirantes, no mercado de carne Francisco Bolonha. As atividades iniciaram na última quarta-feira, 30 e seguiu até sexta, 02. Entre as técnicas ensinadas estavam o sucesso para vendas e o atendimento diferenciado ao público.

Já a grande mobilização de hoje: a campanha “Compre do Pequeno Negócio” – que faz referência à data 5 de outubro como o dia nacional da Micro e Pequena Empresa – envolveu todos os 1.800 trabalhadores do complexo, que vestiram camisas, bonés e aventais da campanha para chamar a atenção dos consumidores e, assim, incentivá-los a comprar do microempreendedor.

“O que se observa é que mais da metade dos trabalhadores do Ver-o-Peso já estão inseridos na categoria de Microempreendedor Individual (MEI). Por isso, o Prefeito Zenaldo Coutinho tem se aproximado cada vez mais do Sebrae, para que este número cresça, afim de que esses profissionais busquem as vantagens e garantias desses segmentos”, destacou o Secretário Municipal de Economia, Fábio Lucas Moreira.

A ação integrou tanto os feirantes quanto os visitantes do espaço, que puderam, ainda, degustar frutas e participar de brincadeiras com brindes que remetiam à importância de valorizar o pequeno negócio. “Brinquei e ganhei presente”, disse Rui Guilherme Pessoa, de apenas 4 anos. A mãe, Leilane Pessoa, gostou das dinâmicas do Sebrae de incentivo à alimentação saudável. “Quero repassar isso ao meu filho, ter esse cotidiano de ir à feira e comprar produtos naturais com preços acessíveis”.

Como parte das atrações, um palco foi montado na área central do complexo com apresentações da banda Fruta Quente, Arraial da Pavulagem e Marcelo Wall. A erveira mais famosa do cartão postal de Belém, Beth Cheirosinha, curtiu o evento e parabenizou a ação. A feirante revelou, também, a importância do movimento “Compre do Pequeno Negócio” para atrair não apenas turistas, mas a população local. “A variedade de produtos que temos aqui é única, somos empreendedores da cultura e do turismo da capital paraense”, pontuou Cheirosinha.

Vantagens de ser MEI – A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido informal – como feirantes e ambulantes – possa se tornar um MEI legalizado. Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Além disso, o microempreendedor individual tem acesso a benefícios como auxílio doença, maternidade e aposentadoria.

“São essas as vantagens que a Prefeitura de Belém está repassando aos nossos permissionários. Além de organizar o comércio informal, estamos incentivando, através de parcerias com o Sebrae, a busca pela regularização da classe trabalhadora de Belém”, concluiu o Secretário de Economia.

Texto: Roberta Corrêa
Foto: Neldson Neves
Secretaria Municipal de Economia (SECON)