Prefeitura apresenta projeto executivo de reforma do Ver-o-Peso

Prefeitura de Belém e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciaram, na tarde desta sexta-feira, 29, um ciclo de apresentações do novo projeto executivo da reforma do Complexo do Ver-o-Peso. A apresentação é direcionada aos trabalhadores da feira e foi realizada no Mercado Francisco Bolonha. O encontro segue até a próxima quarta-feira, 03.

A reunião dá continuidade ao trabalho que vem sendo realizado com os feirantes, que têm contribuído com o projeto. “Estamos aqui para dar retorno aos permissionários que têm participado ativamente de todos os encontros realizados pelas secretarias municipais de Urbanismo (Seurb) e Economia (Secon)”, destacou a coordenadora do PAC das cidades históricas pela Seurb, Paula Caluff Rodrigues.

A arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Keila Tavares Monteiro, explica que, no momento, o projeto passa por análise da Superintendência do Iphan no Pará. “Analisamos cada etapa do projeto de reforma, que é dividida em ‘identificação e conhecimento do bem’, ‘anteprojeto’, ‘projeto básico’ e ‘projeto executivo’. Atualmente, apenas estamos aguardando o atendimento de pendências existentes no projeto, que foram solicitadas pelo Iphan e pelos próprios permissionários”, esclareceu Keila Monteiro.

Com relação às modificações realizadas no projeto de reforma da feira, a arquiteta da empresa contratada pela Prefeitura de Belém, Mariana Souza, destacou readequações pontuais nos equipamentos usados pelos feirantes e, ainda, a rotação dos blocos das barracas, que passam a ficar perpendiculares à Avenida Boulevard Castilho França.

João Maria do Espírito Santo, que trabalha há 32 anos no setor de lanches da feira do Ver-o-Peso, confessou a satisfação de presenciar a grande reforma do Complexo. “Sei que existe todo um procedimento técnico até a efetivação da obra, mas tenho certeza que vai valer a pena. Inclusive, essa melhoria irá aumentar nossas vendas e atrair mais turistas pra cá”, ressaltou o permissionário, que também é presidente do setor de lanches da feira.

Quanto ao processo de remanejamento para a realização da obra, o Secretário de Economia, Fábio Lucas Moreira, enfatizou que, “assim como o projeto de reforma está sendo elaborado com a participação direta dos trabalhadores, a determinação do Prefeito Zenaldo Coutinho é de que a fase de transferência dos feirantes para outros pontos estratégicos do Complexo seja acompanhada pelos permissionários da feira, assim que os técnicos da PMB apresentarem as propostas que, atualmente, encontram-se em fase de conclusão”.

Texto: Roberta Corrêa
Foto: Nel Monteiro
Secretaria Municipal de Economia (SECON)
Da Redação – Agência Belém de Notícias