Com objetivo de garantir o abastecimento do peixe comercializado na cidade no período que antecede à Semana Santa, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), junto com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realizaram nesta quinta-feira, 04, a primeira reunião técnica para a elaboração dos decretos de controle de entrada e saída do pescado.
No encontro ocorrido na sede da Secon, o secretário municipal de Economia, Fábio Lucas Moreira, informou que uma força tarefa formada por órgãos municipais e estaduais já está sendo articulada para garantir a permanência do peixe na mesa do consumidor paraense, além do equilíbrio do preço e a qualidade do pescado vendido nas feiras da capital. “Também contamos com o fundamental apoio do Dieese/PA, através do supervisor técnico Roberto Sena, grande interessado e estudioso do tema”, ressaltou o Fábio Moreira.
Uma das articulações estratégicas serão as barreiras de fiscalização a serem montadas na Pedra do Peixe do Complexo do Ver-o-Peso, onde são comercializados cerca de 70% do pescado vendido na capital. “Por isso, também enviaremos convites às representações dos peixeiros, que todos os anos contribuem para o êxito do decreto”, enfatizou o secretário de economia.
Texto: Roberta Corrêa/Foto: Ascom Secon
Secretaria Municipal de Economia (SECON)/ Da Redação – Agência Belém de Notícias