Secon intensifica ações nas principais romarias do Círio de Nazaré.

O comércio ambulante durante a 25ª Moto Romaria do Círio, ocorrida na manhã deste sábado, 10, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Economia (Secon) para que os vendedores exercessem suas atividades sem atrapalhar os fiéis. O mesmo esquema será usado na Trasladação durante a tarde e à noite. Além disso, um esquema operacional já foi programado pelo órgão para este domingo, 11, com objetivo de garantir o direito de ir e vir de quem participa da procissão.

Segundo o secretário municipal de Economia, Fábio Moreira, este ano o Prefeito Zenaldo Coutinho convocou 215 servidores da Secon para atuar no Círio 2015. “Além disso, contamos com o reforço de outros agentes municipais, como o efetivo da Guarda Municipal de Belém, que garante a ordem para os ambulantes trabalharem com coerência e respeito aos romeiros”, declarou o Secretário.

As orientações da Secon aos ambulantes são de que o comércio informal não pode ser exercido nos corredores das procissões para facilitar o acesso dos fiéis, voluntários da Cruz Vermelha e agentes de órgãos de segurança pública. Quanto aos tipos de produtos comercializados, não é permitido venda de comidas que utilizam a queima de combustível no local e nem a venda de bebidas alcoólicas, garantindo, assim, a segurança e integridade de quem participa do Círio.

Durante a 25ª Moto Romaria, os serviços de orientação da secretaria de Economia contribuíram para que os 17 mil motoqueiros estimados pela coordenação do evento seguissem da Avenida Presidente Vargas até Colégio Gentil Bittencourt de forma segura e sem acidentes.

Jackson dos Santos, trouxe a pequena Beatriz, de 8 anos, para acompanhar na moto, a imagem da Santa.  Para ele  “a organização dos ambulantes é muito importante, principalmente para não haver nenhum acidente com crianças, condutores de motos e trabalhadores informais”.

Ao todo seis postos de fiscalização foram instalados nos locais de maior movimentação do Complexo do Ver-o-Peso para garantir a ordem durante a Trasladação, na noite de sábado, e na grande procissão do Círio, neste domingo, quando, inclusive, pelo terceiro ano consecutivo uma servidora da Secon cantará dos alto de uma das janelas do mercado de carne Francisco Bolonha, enquanto a imagem de Nossa Senhora de Nazaré passa pelo Ver-o-Peso .

Suely Tunas, há 41 anos vendedora de artesanato e artigos religiosos no mercado de carne, parabenizou o serviço da Prefeitura de Belém, que há três anos tem realizado uma série de ações durante o período do Círio. “Além de organizar o comércio dos ambulantes e feirantes, o prefeito Zenaldo Coutinho tem proporcionado momentos únicos de emoção para nós trabalhadores, como a missa dos feirantes, passagem da imagem peregrina em todos os setores do Ver-o-Peso e a linda homenagem no domingo do Círio”, elogia.

Ainda como parte da programação da quadra nazarena, a Secon continua com os serviços de fiscalizações e ordenamentos nos eventos posteriores à procissão deste domingo, como os arredores do parque de diversões instalado ao lado da Basílica de Nazaré e que permanece no espaço até o encerramento das atividades religiosas.

Foto: Ascom Secon
Secretaria Municipal de Economia (SECON)