Feira de Agronegócios recebe visitantes com serviços da Prefeitura de Belém

“Só tinha visto em desenho”. Essa foi a reação do pequeno Mateus Abdon, de 4 anos, aluno do Jardim I, da Unidade Municipal de Educação Infantil da 1º de Dezembro, ao ver pela primeira vez búfalos e outros animais rurais, na visitação à I Feira de Negócios Agropecuários (Fenabel), que começou na última segunda-feira, 11, e segue até domingo, 17, no Parque de Exposições do Entroncamento.

O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da coordenação da Secretaria Municipal de Economia (Secon), oferece aos visitantes e alunos da rede pública municipal de ensino, atrações com fantoches, pinturas, passeios nos currais e dinâmicas referentes à saúde e educação, promovidas pelas Secretarias Municipais de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Educação (Semec) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), através das animações do “Semobinho”.

Atividades de conscientização ambiental também são promovidas pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que atuam no Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves. “Trouxemos mudas de Ipê e Acapu para que as crianças possam plantar aqui mesmo na Feira e também estamos distribuindo mudas para os visitantes”, destacou a engenheira agrônoma da Semma, Tiéure de Oliveira.

Já para o setor de negócios e desenvolvimento agrícola, a Prefeitura de Belém oferece nos estandes da Feira, serviços de incentivo aos produtores e empresários do ramo. Entre as orientações estão a regularização do Microempreendor Individual (MEI), realizadas pela Secretaria Municipal de Economia (Secon); incentivos ao microcrédito para agricultores, oferecidos pelo Fundo Ver-o-Sol; Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado pela Semma; e orientações aos produtores de açaí, realizadas pelo departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Sáude (Devisa/ Sesma).

“A intenção do prefeito Zenaldo Coutinho é envolver empresários, pequenos produtores e também toda a população de Belém, que poderá interagir com as diversas atrações da feira que, inclusive, tem a entrada gratuita”, enfatizou a secretária municipal de Economia em exercício, Naíza Redig.

Segundo o coordenador geral da Fenabel, Lucas Martins Minssen, “as ações realizadas pela Prefeitura no evento revela a preocupação social que a gestão tem com a sociedade, além de inserir Belém no rol das capitais brasileiras com grande potencial de crescimento econômico no setor agrícola”.

Texto: Roberta Corrêa
Foto: Oswaldo Forte
Secretaria Municipal de Economia (SECON)