Prefeito de Belém apresenta a feirantes projeto de reforma do Mercado de Santa Luzia

Fátima Santos tem 50 anos e há 30 trabalha como feirante no setor de Hortifruti do Mercado de Santa Luzia. É mais de metade da sua vida dentro da feira, localizada na Avenida Bernal do Couto, em Belém. Nesse período ela conta que nunca viu o espaço passar por uma grande reforma. “Só faziam umas pinturas, mas nada além disso”, afirmou. Nesta segunda-feira, 18, Fátima teve a oportunidade de conhecer detalhadamente o projeto de reforma proposto pela prefeitura de Belém para o Mercado de Santa Luzia. Para apresentar a projeto aos feirantes, o prefeito Zenaldo Coutinho esteve no local, acompanhado dos titulares das secretarias de Urbanismo, Economia e Saneamento, além de representantes da Vigilância Sanitária e Sebrae-Pará.

“Nunca tinha visto uma reforma desse tipo. Tá ótimo. Acredito que vai melhorar muito pra gente, vai trazer mais gente pra cá”, ressaltou Fátima, logo após a apresentação do projeto.

De acordo com o arquiteto responsável pelo layout e planejamento da obra, Armando Couceiro, a principal preocupação era promover uma reorganização interna do Mercado e a restauração do edifício,  atendendo as necessidades dos 51 permissionários da feira.

Uma das novidades que deverá ser implantada pelo projeto de modernização do mercado será a criação de um espaço externo de lazer com uma praça. O projeto paisagístico foi elaborado pela arquiteta Marcia Lima. Além disso, a estrutura do mercado receberá uma nova cobertura com telhas de aço duplas termoacústicas, que reduzem a transmissão de calor e barulho. Neste espaço ficarão distribuídos os 51 boxes, divididos em oito setores.

“O motivo da minha vinda aqui hoje é porque queremos valorizar as pessoas que vão utilizar essa estrutura no seu dia a dia”, disse o prefeito Zenaldo Coutinho, que ainda reuniu com grupos de cada setor, para ouvir suas preocupações e esclarecer dúvidas. Zenaldo destacou a presença do Sebrae na reunião. “Eu convidei o Sebrae para estar aqui hoje pensando em promover qualificação para vocês, o propósito é qualificar aqui dentro e, com certeza, o Sebrae vai nos ajudar com isso”, declarou.

Para o feirante do setor de Serviços, Ronald Nazaré Ribeiro, de 41 anos, o projeto veio na hora certa. “As pessoas já estavam se afastando da feira por causa da desorganização e falta de segurança. Com essa reforma, eu espero que as pessoas voltem a frequentar o Mercado de Santa Luzia”, frisou o feirante, que atua há 25 anos no Mercado e ficou satisfeito com a proposta apresentada pelo prefeito de Belém. “Foi muito válida essa reunião porque deixou bem claro o projeto, que é para nos beneficiar e que ninguém vai roubar o nosso espaço”.

O secretário municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira,  garantiu que os debates entre gestão municipal e permissionários continuarão acontecendo para que o projeto final do Mercado possa atender as necessidades de todos os feirantes, além de todas as condições de segurança, higiene e qualidade necessárias.

A previsão da Seurb é que a obra seja concluída até o final de setembro de 2016.

Texto: Kennya Corrêa
Foto: Uchôa Silva/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)