Finanças pessoais, relacionamento com o dinheiro, orçamento, crédito, consumo e investimentos foram as temáticas repassadas a economistas, contadores e administradores dos diversos órgãos da Prefeitura de Belém (PMB), na manhã desta terça, 24, durante oficina de Educação Financeira, promovida pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), na sede do Banco Central, no bairro da Campina. A mesma oficina será ofertada aos servidores da PMB, nesta quarta-feira, 25.
“A ação faz parte do programa de Educação Financeira do Município de Belém e visa transformar esses profissionais em multiplicadores de informações para os demais servidores da Prefeitura de Belém”, explicou o analista do Banco Central e palestrante da oficina, Fábio Teixeira.
Suzana Miralha Costa trabalha há 26 anos como administradora na Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), ela conta que foi a primeira vez em que participou de uma ação voltada para a educação orçamentária dos servidores. “Quero aprender e repassar os ensinamentos para dentro de casa e também aos meus colegas de trabalho”, ressaltou Suzana.
Multiplicadores – Segundo o titular da Secon, Rosivaldo Batista, as abordagens da oficina de Educação Financeira também são direcionadas para que os próprios servidores repassem aos cidadãos assistidos pelos órgãos. “Assim, os agentes da Secon poderão repassar as informações recebidas aos permissionários das feiras, mercados e vias públicas, bem como os demais órgãos aos seus públicos de atendimento”, comentou Batista.
“Ensino sobre educação financeira aos meus filhos desde que eles eram bem pequenos. Acredito que uma criança que recebe ensinamentos básicos de finanças, dificilmente será um adulto endividado. A projeção inicial é transmitir essas informações também aos funcionários da Semec e, posteriormente, buscar estratégias para atingir pais e alunos da rede pública municipal”, apontou a contadora da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Neyla Ferreira.
Texto: Roberta Corrêa