CAPACITAÇÃO – Prefeitura oferece curso de Gestão de Negócios para artesãs de Belém

“Aproveito todas as capacitações que a Prefeitura de Belém oferece para os empreendedores. Só nesse semestre eu já fiz o curso prático de crochê, participei da palestra sobre economia criativa e agora esse evento sobre “Gestão de Negócios”. A fala é da artesã Meire Gurjão, que comercializa artesanato na feira Ver-a-Arte, no mercado de carne Francisco Bolonha, em Belém. O curso “Gestão de Negócios”, promovido pela Prefeitura de Belém, através da Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), ocorre nesta quinta, 03 e sexta-feira, 04, na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).

A palestrante e coordenadora da Sala do Empreendedor, Regina Vilanova, destacou que os trabalhadores têm a necessidade de informações sobre negócios. “Especialmente aqueles com habilidades criativas, que podem ainda ser aprimoradas por meio de incentivos do poder público. Por isso, tem sido fundamental o engajamento contínuo da Prefeitura com esses empreendedores”, destacou a coordenadora.

Sheyla Chaves já vende bordado para amigos e conhecidos, mas deseja aprimorar os negócios. A artesã trouxe também o marido, Adilson Corrêa, para aprender sobre as temáticas abordadas no curso, como empreendedorismo, gestão de finanças, formação de preço e vendas de produtos. “Meu sonho é montar o próprio negócio e sair da informalidade, acho que essas informações serão fundamentais para nosso crescimento”, disse a trabalhadora.

Além de artesãs, o curso “Gestão de Negócios” também é aberto para qualquer empreendedor. “Fiquei sabendo dessa palestra pelas redes sociais da Prefeitura, liguei para o número de informação que estava na divulgação e disseram que eu poderia participar”, contou Cláudia Valéria Monteiro, que tem uma loja de confecções, no distrito de Icoaraci.

Ver-a-Arte

Cerca de 100 artesãs que atuam na feira de artesanato do projeto da Ver-a-Arte, da Combel, participam do curso de Gestão de Negócios. Para Noeme Barbosa, titular da coordenadoria, esse é mais um incentivo da Prefeitura de Belém para inserir a mulher tanto no mercado de trabalho quanto em um contexto social que a valorize.

Programação Especial

Com a grande demanda de turistas em Belém, por ocasião das festividades do Círio de Nazaré, a feira de artesanato Ver-a-Arte, programação já no calendário do mercado de carne Francisco Bolonha, no primeiro sábado de cada mês, funcionará no período de 09 a 12 de outubro, das 8h às 12h, com a comercialização variada de artesanato produzidos pelas próprias artesãs locais.

O Ver-a-Arte é um projeto da Prefeitura de Belém, através da Combel com o apoio da Secon.

Texto: Roberta Corrêa